GESTÃO DE APÓS-VENDA PARA CONCESSIONÁRIOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
As alterações a que o mercado das máquinas agrícolas tem estado sujeito ao nível das tecnologias motoras, a introdução da telemática, o desenvolvimento e comercialização de produtos digitais, a alteração da tipologia do cliente junto dos concessionários, obriga à introdução de novos modelos de gestão e, a repensar modelos de negócio.
Reconhecemos como fatores críticos do negócio APV, as seguintes áreas:
- Relação com clientes (presencial e digital)
- Gestão Oficinal
- Vendas
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão de Crédito e Cobranças
- Gestão Financeira
Destinatários
- Gerentes;
- Direcções, Chefias ou Coordenadores.
Conteúdo Programático
Conteúdo
- Tendências da Indústria;
- Tendências do Sector APV;
- Novos Players;
- Novos Modelos de Negócio;
- Impacto da Mudança no Negócio.
Duração
1 dia (8h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento do ambiente do negócio;
- Aumento da confiança na decisão através de informação relevante, atualizada e global;
- Criação de um sentimento de urgência.
Conteúdo
- Apreender a Receção como Front Office;
- Reconhecer o Processo Receção e a sua importância;
- Aprender as melhores práticas na Receção;
- Reconhecer o que é Cliente Omnicanal;
- Reconhecer as boas práticas no canal digital;
- Aprender critérios de segmentação de clientes.
Duração
1 dia (8h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento sobre como proporcionar uma melhor experiência a cliente;
- Aumento das competências para melhorar a performance da Receção a Clientes, e da eficiência.
Conteúdo
- Compreender a importância das soluções APV para o sucesso e continuidade das empresas;
- Aprender a diferença entre vender um produto ou uma solução;
- Reconhecer as melhores estratégias de vendas e marketing de soluções, para os clientes APV;
- Criação de um Plano de Implementação com as melhores práticas.
Duração
1 dia (8h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento sobre “Soluções”;
- Aumento da confiança na decisão da implementação.
Conteúdo
- Identificar os pontos críticos de produtividade e rentabilidade da oficina;
- Criar ferramentas de monitorização dos KPIs;
- Estabelecer objetivos para a oficina perante a capacidade instalada e perante a estratégia APV.
Duração
2 dias (16h)
Resultado Pretendido
- Aumento da produtividade, rentabilidade e eficiência da oficina;
- Desenvolver o APV como profit center, em que a performance da oficina é muito impactante.
Conteúdo
- Compreender os fundamentos da Gestão de Pessoas e Equipas;
- Reconhecer o impacto das Pessoas no Negócio;
- Aprender os fatores críticos na criação e desenvolvimento de Pessoas e Equipas;
- Reconhecer a importância no desenvolvimento duma política de Recursos Humanos.
Duração
2 dias (16h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento sobre como gerir Pessoas;
- Melhoria dos KPIs relacionados com a gestão de RH.
Conteúdo
- Compreender as boas práticas de Gestão de Crédito;
- Reconhecer o impacto da Gestão de Crédito no Negócio;
- Criação de um Plano de Implementação com as melhores práticas de cobrança e gestão de crédito.
Duração
1 dias (8h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento sobre cobrança, crédito e tesouraria;
- Aumento da confiança na decisão através das melhores práticas financeiras.
Conteúdo
- Reconhecer o impacto da Gestão Financeira na empresa;
- Interpretação de Peças Contabilísticas;
- Reconhecer os KPIs financeiros da empresa.
Duração
1 dias (8h)
Resultado Pretendido
- Aumento do conhecimento sobre o que é gestão financeira;
- Aumento da confiança nas decisões de gestão através das melhores práticas financeiras.
Conteúdo
- Reconhecer o impacto da Jornada de Aprendizagem na Visão do Negócio;
- Desenvolvimento de cenários com uma Nova Estratégia do Negócio;
- Desenvolver um Plano de Implementação da nova estratégia.
Duração
1 dias (8h)
Resultado Pretendido
- Consolidação dos vários temas que fizeram parte da jornada de aprendizagem;
- Términus do curso com um plano de ação prático e costumizado às necessidades das empresas participantes.
Cronograma
Nome do Módulo | Duração | Data |
O Novo Ecossistema no APV | 1 dia | 20 de Fevereiro de 2025 |
Atendimento a Clientes APV | 1 dia | 6 de Março de 2025 |
Vendas e Marketing de Soluções | 1 dia | 20 de Março de 2025 |
Gestão Oficinal | 2 dias | 1 e 2 de Abril de 2025 |
Gestão de RH | 2 dias | 21 de Abril e 8 de Maio de 2025 |
Gestão de Crédito e Cobranças | 1 dia | 22 de Maio de 2025 |
Gestão Financeira | 1 dia | 23 de Maio de 2025 |
Wrap-up (Estratégia) | 1 dia | 5 de Junho de 2025 |
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Detalhes do Curso
- 20 de Fevereiro a 5 de Junho de 2025
- 70 horas