COMERCIALIZAÇÃO DE CRÉDITO A CONSUMIDORES

COMERCIALIZAÇÃO DE CRÉDITO A CONSUMIDORES

  • 2 de Dezembro, 2024
  • 25 horas
  • Avaliação: Lisboa 22/1/2025; Porto 23/1/2025

A Portaria nº 385-B/2017, estabelece os conteúdos e a duração mínima da formação, que confere a certificação profissional dos órgãos da administração e dos trabalhadores das entidades que pretendam prestar serviços de intermediação de crédito. De acordo com a referida Portaria, para cumprimento dos conteúdos mínimos, é obrigatória formação com uma duração total de 50h, repartida em duas acções de 25h cada: Intermediários de crédito e Comercialização de crédito a consumidores.

Destinatários

  • Pessoas singulares e membros de órgão de administração das pessoas coletivas que pretendam prestar serviços de intermediação de crédito ou de consultoria relativamente a contratos de crédito celebrados com consumidores não abrangidos pelo Decreto-lei n.º 74-A/2017 de 23 de Junho;
  • Pessoas singulares que pretendam exercer a função de responsável técnico pela atividade de intermediário de crédito (que não envolva contratos de crédito à habitação),nos termos do disposto no Decreto-lei n.º 81-C/2017,de 7de Julho.

Objectivos

  • Definir os conceitos básicos de economia e finanças relacionados com o crédito;
  • Identificar as principais características dos produtos de crédito, em particular dos produtos de crédito aos consumidores;
  • Identificar as características dos diferentes tipos de contratos de crédito aos consumidores;
  • Reconhecer os deveres a cumprir no âmbito da comercialização de contratos de crédito aos consumidores;
  • Identificar os deveres a cumprir na vigência de contratos de crédito aos consumidores;
  • Caracterizar os mecanismos existentes para prevenir e regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito.

Conteúdo Programático

  • Noções Fundamentais de Economia e Finanças;
  • Características dos produtos de Crédito em geral e do crédito a consumidores em particular;
  • Características dos produtos de crédito aos consumidores em especial;
  • Categorias de contratos de crédito aos consumidores,
  • Deveres a observar na comercialização de contratos de crédito aos consumidores;
  • Deveres a observar na vigência de contratos de crédito aos consumidores;

Metodologia

  • Em regime de e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem.
  • A metodologia adotada permite que o percurso de aprendizagem seja ao ritmo de cada formando, sendo flexível de acordo com a disponibilidade horária, em que cada participante é responsável pela gestão do tempo dedicado ao Curso. Contudo, é disponibilizado um cronograma meramente informativo, com a indicação das datas de início e de fim de cada módulo e a avaliação sumativa presencial. Os módulos serão disponibilizados nas datas indicadas no cronograma.
  • O formando terá acesso a uma plataforma que disponibiliza os conteúdos multimédia apresentados de modo estruturado englobando atividades formativas e documentos de apoio.

Avaliação

  • Avaliação presencial: Lisboa | Porto 
  • A formação fica concluída após a realização de uma avaliação sumativa presencial, a realizar em vários pontos do país.
  • Ao concluírem a formação com sucesso será atribuído um Certificado de Formação Profissional.
  • Quem reprovar no exame presencial dispõe de mais duas tentativas. Caso não obtenha nota positiva deverá realizar nova inscrição no curso.

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